Análise de “Somos tão Jovens”

O filme retrata os jovens de brasília nos anos 80. Centrado em Renato Manfredini (Thiago Mendonça), conhecido por ter sido o vocalista da Legião Urbana, porém em poucos momentos do filme essa banda é citada, sendo a história mais focada na seu conjunto anterior, o Aborto Elétrico.

Image

Não só as bandas de Renato são apresentadas no filme, há também a presença de Hebert Viana (Edu Moraes), vocalista do Paralamas do Sucesso, representando um tipo de mentor para o Russo. Outros personagens são os irmãos Lemos, que faziam parte do Aborto Elétrico e hoje são do Capital Inicial.

No enredo são apresentados temas polêmicos, como a homossexualidade, diversas vezes Renato Russo fala que prefere os meninos e chega até a fazer uma declaração na janela de Fê Lemos (Bruno Torres), apesar disso as relações heterossexuais de Renato Russo são mostradas de uma maneira mais explícita.

Outro tema polêmico tratado durante a história é o uso de drogas, em alguns momentos do filme os jovens de brasília estão consumindo entorpecentes, chegando até a serem detidos pela polícia.

Nas influências musicais de Renato, o punk é muito citado. Diversas são as partes que o público punk fica insatisfeito com o Aborto. Depois de muitas intrigas nessa banda, eles decidem acabar e Renato Manfredini se torna o “Trovador Solitário”, passando por um breve período de carreira solo.

Depois disso ele conhece o Dado Villa Lobos (Nicolau Villa Lobos) e o Marcelo Bonfá (Conrado Godoy) e forma o Legião Urbana. O filme acaba com os três indo fazer um show no Circo Voador, um dos principais espaços para show no Rio de Janeiro.

Ficha Técnica

  • Somos Tão Jovens
  • Brasil, 2013
  • Diretor: Antonio Carlos Fontoura
  • Roteiro: Marcos Bernstein
  • Elenco: André de Carvalho, Antonio Bento, Bianca Comparato, Bruno Torres, Conrado Godoy, Daniel Passi, Edu Moraes, Henrique Pires, Ibsen Perucci, Kael Studart, Kotoe Karasawa, Laila Zaid, Leonardo Villas Braga, Maísa Lacerda, Marcos Breda, Natasha Stransky, Nathalia Lima Verde, Nicolau Villa-Lobos, Olivia Torres, Paulo Wenceslau, Rene Machado, Sandra Corveloni, Sérgio Dalcin, Thiago Casado, Thiago Mendonça, Victor Carballar, Vitor Bonfá, Waldomiro Alves
  • 104 minutos
  • 14 anos
  • Imagem Filmes

Nota: 7/10

4 thoughts on “Análise de “Somos tão Jovens”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s