Análise de “O Conde de Monte Cristo”

The Count of Monte Cristo (2002 film)

The Count of Monte Cristo (2002 film) (Photo credit: Wikipedia)

“O Conde de Monte Cristo” retrata a vida de um jovem de Marselha que é tripulante de um navio chamado Pharaon, esse jovem se chama Edmond Dantès. No começo do filme o Pharaon desembarca em uma ilha, com o objetivo de entregar uma carta de Napoleão, nessa viagem o capitão do navio morre e quando Edmond volta para Marselha ele descobre que será o novo capitão do navio, sua vida nessa época era bem feliz, além de conseguir o cargo de capitão do navio, ele estava prestes a se casar com uma catalã muito bonita chamada Mercedes (Dagmara Dominczyk).

Toda essa felicidade despertou a inveja daqueles que estavam próximos de Dantès e então em uma dia essas duas pessoas resolveram se reunir em um bar, eles eram Danglars (Albie Woodington), outro tripulante do Pharaon, que tinha inveja do cargo de capitão que Edmond acabara de conseguir e Fernand Mondego, que queria Mercedes para si. Então os dois ficaram bêbados e redigiram uma carta denunciando Edmond de conspirar para a volta de Napoleão.

Edmond se casa com Mercedes e de repente no meio do casamento a guarda francesa chega e Edmond é levado a um promotor, o jovem Villefort (James Frain). Dantès explica sua situação para o promotor e quase consegue ser liberado, porém quando Villefort toma conhecimento do conteúdo da carta ele descobre que o destinatário era seu próprio pai, então, para livrar sua reputação de apoiador do regime francês ele queima a carta e manda Edmond para o exílio no castelo de If.

Edmond passa longos anos da sua vida preso no castelo de If, nesse seu período preso ele conhece o abade Faria, que se torna uma espécie de pai para ele, é impressionante a transformação de Dantès depois que conhece esse abade, ele passa de um ignorante de Marselha para um homem que lê grandes clássicos como “A Riqueza das Nações” de Adam Smith e o “O Príncipe” de Maquiavel. Além de enriquecer sua inteligência o abade Faria tenta fugir da prisão usando a ajuda de Edmond. Faria  também fala de um tesouro de proporções imensas na ilha de Monte Cristo.

13-the-count-of-monte-cristo

Depois de muitos esforços ao tentar sair do castelo de If, o abade Faria morre e Dantès aproveita sua morte para fugir do exílio, nessa prisão é tradição jogar os corpos dos mortos no mar, então Edmond entra em um saco onde era para estar o corpo do abade e é jogado no mar, assim ele foge da sua prisão.

Edmond descobre que todo o processo que o levou a prisão e decide se vingar, ele consegue achar o tesouro na ilha de Monte Cristo e assume a identidade do Conde de Monte Cristo, com essa identidade ele se aproxima daqueles que armaram contra ele e se vinga de um por um, o destino de todos que foram responsáveis pela prisão de Monte Cristo se torna a morte, porém ele se vê arrependido depois de ter conseguido sua vingança.

Alexandre Dumas, père

Alexandre Dumas, père (Photo credit: Wikipedia)

Com Jim Caviezel, no papel de Edmond, Guy Pearce no papel de Fernand Mondego e Richard Harris no papel de abade faria, o filme se torna uma adaptação média do grande clássico de Alexandre Dumas, pois muitos acontecimentos são totalmente diferentes do filme em relação ao livro e muitas partes importantes e personagens foram deixados de lado. Apesar disso é um bom filme, considerando que conseguiu resumir bem em duas horas um livro com quase duas mil páginas.

Ficha Técnica

  • O Conde de Monte Cristo
  • The Count of Monte Cristo
  • EUA, 2002
  • Diretor: Kevin Reynolds
  • Roteiro: Jay Wolpert
  • Elenco: Dagmara Dominczyk, Guy Pearce, James Frain, Jim Caviezel, Luis Guzmán, Richard Harris
  • 131 minutos
  • 14 anos
  •  Buena Vista

Nota: 7/10

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s