Análise de “Faroeste Caboblo”

Faroeste Caboclo é um filme baseado na canção homônima do Renato Russo. A história já começa com partes das cenas do clímax, que é o duelo final entre o herói da história, o João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira) e o anti-herói, o Jeremias (Felip Abib).

A história do filme começa realmente quando é mostrada a infância de Santo Cristo, mostrando sua vida difícil e também a morte de seu pai por um tiro de soldado após uma discussão em um bar.

Devido a essa infância sofrida, Santo Cristo começa a nutrir um sentimento de revolta e quando cresce resolve sair do interior onde nasceu e se muda para Brasília. Lá ele arranja um emprego de carpinteiro e leva uma vida humilde, porém ele descobre que tem um parente peruano que se chama Pablo (César Troncoso) e percebe que ele tem uma vida abastada e com muitas regalias. Ao longo do filme descobrimos que Pablo é um traficante de drogas e Santo Cristo acaba ficando cansado de levar sua vida miserável e começa a ajudar o seu primo a vender drogas na capital.

08-04_faroeste_caboclo

Durante um dos seus serviços em Brasília, Santo Cristo acaba tendo que fugir da polícia e para não ser encontrado ele se refugia na casa de Maria Lúcia (Ísis Valverde), uma estudante de arquitetura que é filha de um senador. Ela fica assustada com a presença do intruso em sua casa, toda a cena se desenrola rapidamente e Santo Cristo sai de lá.

Maria Lúcia é uma representante da alta classe de Brasília e em muitas partes do filme vemos ela e seus amigos se divertindo em festas regadas a drogas e bebidas. Em uma dessas festas nos é apresentado Jeremias, um traficante concorrente de Pablo, porém podemos ver que os seus clientes fazem parte de uma elite, enquanto que o Pablo, apesar de também vender para a elite, tem um público mais variado.

Pablo e Santo Cristo começam a roubar os clientes de Jeremias, por conta disso ele começa a ficar muito insatisfeito e toma algumas providências, como chamar seus capangas para baterem e estuprarem João de Santo Cristo. Além desse conflito Maria Lúcia começa a ficar decepcionada com João pelo fato dele ser um traficante. Tudo isso resultou na saída de Santo Cristo do mundo do narcotráfico  e ele passa a ficar momentaneamente longe desses conflitos, porém continua sofrendo preconceito por conta da sua classe e de sua cor, principalmente por parte do pai de Maria Lúcia.

Ele então volta a ser traficante e com isso voltam os conflitos entre Jeremias.Jeremias consegue mobilizar alguns policiais corruptos e Santo Cristo acaba indo preso. Durante o seu tempo no presídio, Maria Lúcia se casa com Jeremias e tem um filho com ele. Após alguns anos Santo Cristo sai da prisão e decide se vingar de Jeremias.

Faroeste-Cabloco-poster-360x225

Temos então o duelo final entre Jeremias e Santo Cristo, que acontece isolado de toda sociedade brasiliense, com a presença apenas de dos dois anti-heróis e de Maria Lúcia. Jeremias acaba perdendo o duelo e morre sozinho, enquanto que momentos depois Santo Cristo também sucumbe e morre ao lado de Maria Lúcia.

Ficha Técnica

  • Faroeste Caboclo
  • Brasil, 2013
  • Diretor: René Sampaio
  • Roteiro: Marcos Bernstein e Victor Atherino, inspirado na música de Renato Russo
  • Elenco: Fabrício Boliveira, Isis Valverde, Felipe Abib, Antonio Calloni, César Trancoso, Marcos Paulo, Flávio Bauraqui, Lica Oliveira , Cinara Leal, Juliana Lohmann , Rodrigo Pandolfo, Leonardo Rosa, Tulio Starling, Romulo Augusto, Andrade Junior, Caco Monteiro
  • 106 minutos
  • 16 anos
  • Europa Filmes e Rio Filme

Nota: 6/10

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s