Blue Jasmine

Esse filme conta a história de uma mulher chamada Jasmine (Cate Blanchett), que antes tinha o nome de Jeanette, porém como não gostava desse nome, decidiu mudá-lo. Ela tinha uma vida cheia de luxos e riquezas e devido ao fato de seu marido Hal (Alec Baldwin), fonte de todas essas riquezas, ser um vigarista, ela se vê forçada a largar essa vida e ter que morar com sua irmã Ginger (Sally Hawkins), que é muito mais humilde.

Imagem

Ao longo da história são misturadas cenas do momento atual em que ela está vivendo com a irmã e cenas de um passado em que tinha uma vida abastada com seu marido. Depois de perder sua fortuna, ela enlouquece e adquire o hábito de falar sozinha, como ela mesma diz em uma das cenas do filme: “As pessoas aguentam um certo número de traumas antes de sair na rua gritando”.

Sua estadia na casa de sua irmã é marcada por uma série de conflitos, principalmente por causa do namorado novo de Ginger, o qual Jasmine não aprova, pois segundo ela, Ginger pode arranjar alguém melhor.

Nas lembranças de Jasmine ela recorda um período em que sua irmã decide visitá-la e durante essa visita, ela e seu marido falam que ganharam na loteria e que pretendem investir esse dinheiro na construção de um negócio, porém Hal os convence de que seria melhor deixar o dinheiro com ele, pois ele entendia do ramo financeiro e sabia como fazer esse dinheiro render, eles então concordam e deixam o dinheiro com Hal. Porém o que acontece é que Ginger e seu marido nunca recebem seu dinheiro de volta, o que acaba fazendo com que ela se distancie cada vez mais de sua irmã.

Devido a um conselho de um amigo do namorado de Ginger, Jasmine trabalha como secretária de um dentista, porém como ela não quer trabalhar nisso o resto de sua vida, ela decide fazer um curso para aprender a mexer no computador, com o objetivo de começar um curso online de design.

Ela não gosta de sua rotina como secretária, pois acha muito maçante ter que agendar horários para consultas odontológicas e além disso o dentista começa a ficar interessado por ela, Jasmine aguenta até um certo ponto, porém o dentista chega ao extremo de beijá-la à força, depois disso ela se demite.

Durante seu curso ela pergunta para uma amiga se ela conhecia algum homem que ela poderia se relacionar, ela então fala que tem uma festa e que essa seria uma ótima oportunidade de conhecer alguém. Jasmine vai para festa com sua irmã e lá ela conhece um homem da alta sociedade que tem ambições de ser político, durante a conversa que os dois têm, ela mente sobre diversos acontecimentos e no final da conversa eles combinam de se encontrar. Ainda na mesma festa Ginger conhece um engenheiro de som e os dois passam a ter um caso. O namorado de Ginger não leva muito tempo para descobrir isso e passa a culpar Jasmine, pois acredita que ela a influenciou a tomar essa decisão, Ginger então fala que prefere ficar com o engenheiro de som e seu antigo namorado vai embora. Porém o caso de Ginger não dura muito pois ela acaba descobrindo que ele é casado e então ela decide reatar com seu namorado.

Durante as cenas em que se passam as lembranças de sua vida antiga, vemos Jasmine frequentando diversas festas da alta sociedade e em vários momentos ela é mimada por seu marido com presentes muito caros. Ainda durante essas cenas, vemos que Hal a trai com muitas mulheres e como Ginger descreve: “Quando Jasmine não quer saber de algo, ela simplesmente vira a cabeça para outro lado e finge que não vê”. Por isso ela passa bastante tempo ignorando esse fato, até que um dia ela resolve conversar com uma amiga e ela conta de todas as amante de Hal. Jasmine então decide conversar com seu marido e ele confessa que está tendo um caso com uma francesa e que suas amantes anteriores não eram sérias, porém dessa vez ele estava apaixonado, num acesso de fúria ela liga para o FBI e entrega todos as transações criminosas que Hal efetuou, por conta disso ele é preso e como não aguenta tanta humilhação, decide se matar. Depois de todos esses acontecimentos o filho de Hal foge sem dar nenhuma satisfação para Jasmine.

Jasmine e o cara que ela conheceu na festa se encontram e passam a ter um relacionamento, tudo ocorre de maneira muito rápida e os dois decidem se casar, porém em um dia em que eles então passeando pela cidade, o ex marido de Ginger aparece e começa a falar do passado de Jasmine, contando que ela tinha um filho e fala onde ele reside no momento, ele também conta que seu marido se matou. Devido ao fato de que Jasmine mentiu, seu noivo decide que não quer mais se casar com ela, ela ainda tenta se defender falando que não mentiu totalmente, pois de fato não tinha filho, mas sim um enteado, porém ela não tem sucesso.

Totalmente abalada, ela vai ao encontro de seu enteado, porém ele não quer mais ver Jasmine e a expulsa. Ela então volta para casa de Ginger e vê que ela voltou com seu namorado, como é uma pessoa muito orgulhosa, não consegue contar que seu noivo a largou e sai da casa de sua irmã. O filme acaba com ela totalmente enlouquecida, falando sozinha em um banco  de praça.

Esse filme retrata bem o drama de uma mulher que tinha muito luxos na vida e que repentinamente é forçada a largar essa vida. Woody Allen consegue nos mostrar de uma forma sublime como uma vida cheia de mentiras pode ter consequências terríveis. O diretor consegue intercalar cenas não lineares de uma forma fantástica e também consegue misturar humor e drama em um mesmo filme delicioso de assistir.

Ficha Técnica

  • Blue Jasmine
  • Blue Jasmine
  • EUA, 2013
  • Diretor: Woody Allen
  • Roteiro: Woody Allen
  • Elenco: Cate Blanchett, Joy Carlin, Richard Conti, Glen Caspillo, Alec Baldwin, Charlie Tahan, Annie McNamara, Sally Hawkins, Daniel Jenks, Max Rutherford
  • 98 minutos
  • 12 anos
  • Paris Filmes

Nota: 9/10

Imagem

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s