Azul é a Cor Mais Quente

O filme “Azul é a Cor Mais Quente”, adaptação do título original em francês “La Vie d’Adèle”, conta a história de uma jovem garota chamada Adèle ( Adèle Exarchopoulos). No início do filme vemos que um garoto, que se chama Thomas ( Jeremie Laheurte), fica bastante tempo admirando a personagem principal, por conta disso, as amigas dela passam a comentar e falam que ele é um garoto bastante bonito e que era para Adèle ficar com ele.

No caminho em que ela leva para ir para a escola, ela vê uma garota de cabelo azul e isso chama muito a sua atenção e Adèle passa a admirar ela.

Um certo dia quando ela está sentada em um ônibus, Thomas aparece e pede para sentar do lado dela, então eles começam a conversar. Depois desse dia os dois passam a manter contato regularmente, ele então chama ela para ver um filme e ela aceita, no filme os dois se beijam pela primeira vez. Depois do encontro do casal no cinema, vemos uma cena que Adèle está se masturbando, porém ela não está pensando em Thomas, que tinha acabado de beijar, mas sim na menina de cabelo azul que ela encontrou por acaso no caminho para ir para a escola.

Quando chega na escola, suas amigas começam abordar Adèle, perguntando se ela tinha feito sexo com Thomas, pois segundo uma delas, ela estava com “cheiro de sexo”, algo que se explica por ela ter se masturbado na noite anterior e não por ter feito sexo. Ela nega que tenha dormido com Thomas, porém elas continuam insistindo em fazer com que ela fale que tenha feito isso.

Depois de um momento ela realmente faz sexo com Thomas, porém a relação dos dois não dura muito tempo e eles acabam terminando. Posteriormente, em uma cena do filme vemos Adèle sentada sozinha em uma escada da escola, pouco tempo depois aparece uma de suas amigas e as duas começam a conversar, enquanto elas conversam, passa uma colega delas e então sua amiga comenta como ela tem uma bunda gostosa, depois disso ela pergunta se Adéle ficou com ciúmes e fala que ela não precisava, pois achava ela uma das garotas mais bonitas da classe, então as duas se beijam e vemos a primeira experiência lésbica de Adèle.

Adèle encontra a garota que tinha beijado no banheiro da escola e a beija novamente, porém o beijo é interrompido e a garota explica que pensava que Adèle não ia levar aquilo tão a sério e que o que tinha acontecido foi somente um impulso.

Algumas cenas depois vemos que um amigo da jovem protagonista a chama para ir a uma festa em uma boate gay, ela aceita o convite e os dois vão para festa. Lá, ela fica um momento junto com seu amigo, porém depois ela sai de perto dele e vai para uma parte em que só tem lésbicas, lá ela perde uma cerveja e durante esse momento surge uma garota que começa a cortejar Adéle, para protegê-la surge a garota de cabelo azul e fala que ela é sua prima, então a garota vai embora. Descobrimos nessa cena que o nome da garota de cabelo azul é Emma (Lea Seydoux) e ela começa a falar que Adéle não parece o tipo de gente que frequenta esse tipo de local, ela pergunta o porquê e Emma responde que é porque ela é menor de idade e que além disso ela parece uma garota hétero curiosa.

Image

Quando Adèle está saindo da escola, ela vê que Emma estava esperando por ela, por conta disso ela sai correndo ao encontro dela e ignora várias pessoas que chamam o nome dela. As duas então passam conversar, um dos assuntos da conversa era sobre filosofia, pois como Emma fazia faculdade de Belas Artes, ela era pessoa muito ligada a cultura e artes em geral. Na escola, as colegas de Adèle passam a fazer comentários homofóbicos contra ela, apenas pelo fato dela ter se encontrado com Emma, elas descobrem por meio do amigo dela que os dois foram para uma boate gay, então deduzem que ela conheceu Emma lá, o que só reforçou os comentários preconceituosos que foram feitos contra ela.

Depois de alguns encontros juntas, Emma e Adèle começa a se beijar e logo após a cena do primeiro beijo entre as duas, vemos uma cena em que as duas fazem sexo. Elas então começam um relacionamento e as duas almoçam juntas na casa dos pais da Adéle e na casa dos pais de Emma, com a diferença de que os pais de Adèle não sabem que as duas namoram, enquanto que os pais de Emma sabem. Durante o almoço na casa dos pais de Emma, a personagem principal conta que deseja ser professora do maternal e algumas cenas depois vemos que de fato ela se torna uma professora.

Como trabalho final do quarto ano da faculdade de Belas Artes, Emma tem que fazer uma exposição e a maioria dos quadros que ela expõe, são pinturas do corpo de Adèle. Durante essa exposição surge uma personagem nova, que é uma amiga de de Emma que está grávida, as duas conversam muito e Adéle passa a sentir ciúmes, enquanto as duas estão conversando, ela fala com um amigo de Emma, que é ator e ele aconselha ela que seria uma boa ideia ir visitar Nova York, pois ele visitou após as filmagens de um filme e se encantou com a cidade, ela fala que sempre gostou da cultura norte-americana e considera a proposta dele de ir visitar Nova York.

Nas cenas seguintes vemos que devido a ciúme que Adèle começou a nutrir pela forte ligação que Emma tinha com sua amiga, ela passa a ceder a um colega dela professor que vinha tentando ficar com ela faz um certo tempo, os dois passam então a se relacionarem e um dia Adéle chega tarde em casa e Emma começa a afirmar que ela estava a traindo, ela de início nega, mas devido a insistência de Emma ela confessa, as duas então terminam o relacionamento que tinham.

Nos momentos seguintes vemos a vida de Adèle sem Emma, ela passa a adotar um corte diferente de cabelo para parecer mais adulta. Como professora, ela passa a ensinar as crianças a ler e vemos uma cena que ela está ditando frases para elas escreverem.

Em um dado momento ela se encontra com Emma em um bar e as duas falam como está a vida delas após o término do relacionamento, Emma fala que está agora vivendo com a garota de Adèle tinha sentido ciúmes anteriormente e que tinha conseguido êxito com a carreira de artista e Adéle fala que estava sozinha e que não tinha iniciado nada sério com ninguém e diz também como estava a vida dela como professora. Durante essa cena as duas passam a se beijar novamente e quase chegam a fazer sexo, porém Emma interrompe o beijo das duas e fala que as duas devem seguir vidas diferentes.

Na cena final ocorre a uma exposição dos quadros de Emma e Adèle está presente nesse momento, lá ela encontra vários amigos de Emma, incluindo a nova namorada dela e  o amigo ator, porém ela descobre que ele tinha desistido da carreira de ator e começou a trabalhar no mercado imobiliário, durante a conversa dos dois, Adéle desaparece repentinamente e vemos uma cena em que ela está caminhando em uma rua, nesse momento o filme acaba.

Esse filme é uma excelente obra que consegue nos mostrar de uma forma brilhante e original a vida de uma jovem, suas aventuras, sonhos e incertezas. A atuação de Adèle Exarchopoulos é muito boa de diversas formas e ela mesmo jovem consegue atuar de uma forma melhor do que muitas atrizes mais velhas, dando a sua personagem características que quase faz parecer que ela não é somente um personagem, mas de fato existe. A atuação de Lea Seydoux também é bastante boa e ela também dá uma aparência real ao par de Adèle. O filme consegue ser muito autêntico em suas cenas, principalmente nas cenas de sexo entre as duas, que segundo a Lea Seydoux não eram só encenação e que aquilo que elas fizeram no filme também foi feito na realidade. Em linhas gerais é um filme excelente e não foi a toa que conseguiu ganhar o prêmio principal no festival de Cannes.

Image

Azul é a Cor Mais Quente (La Vie d’Adèle, França/Bélgica/Espanha – 2013)
Direção: Abdellatif Kechiche
Roteiro: Abdellatif Kechiche, Ghalia Lacroix, Julie Maroh (graphic novel)
Elenco: Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Salim Kechiouche, Aurélien Recoing, Catherine Salée, Benjamin Siksou, Mona Walravens, Alma Jodorowsky, Jérémie Laheurte, Sandor Funtek
Duração: 179 min.

Nota: 9/10

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s