Lisbela e o Prisioneiro

O filme “Lisbela e o Prisioneiro” começa com duas tramas paralelas, que em um dado momento do filme vão se cruzar. Uma dessas tramas é a de Lisbela (Débora Falabella), que é uma jovem garota que é apaixonada por filmes e pelos astros de Hollywood, em diversas cenas vemos ela e seu marido em uma sala de cinema e em todas elas, Lisbela está sempre fascinada. A outra trama diz respeito a Leléu (Selton Mello), um grande conquistador, que todo dia põe em prática uma maneira nova de ganhar dinheiro e está sempre se relacionando com muitas mulheres.

Em uma dessas aventuras de Leléu com mulheres, ele acaba por se envolver com a esposa de um assassino profissional, quando os dois estão no quarto, o marido dela chega e Leléu se esconde em um armário. O matador, que se chama Frederico Evandro (Marco Nanini) pergunta para sua mulher quem estava com ela, pois ouviu a voz de um homem, para se livrar de suspeitas ele começa a imitar a voz do rádio, porém depois de um tempo Frederico desliga o rádio e ele continua falando, nesse momento Leléu foge tão rápido que Evandro não consegue gravar o rosto dele.

As duas tramas se cruzam no momento em Leléu abre um espetáculo em que promete transformar uma mulher em um macaco. Lisbela vai ver o espetáculo e Leléu fala que mulher desacompanhada não paga, por causa disso seu marido não entra, furioso ele vai até a polícia tentar acabar com o espetáculo. Enquanto isso, Lisbela vê a mulher se transformando em um macaco e depois que todos vão embora, ela descobre que o macaco na verdade é Leléu fantasiado, ele então explica como é feito o truque e demonstra interesse por Lisbela. Nesse meio tempo, a polícia chega e exige uma autorização para continuar o espetáculo, algo que ele resolve facilmente alguns dias depois, ao bajular um cabo do exército.

Esse cabo do exército trabalha como subordinado do pai de Lisbela e na primeira cena que ele aparece, vemos ele se atracando com uma mulher, descobrimos que essa mulher é casada e que ele também é casado, porém seu chefe exige que os dois se casem para que continuem se relacionando.

Com o decorrer do filme vemos uma cena em que Frederico quase é atacado por um boi, algo que não acontece apenas pelo motivo de que Leléu o salva ao domar o animal selvagem. Como os dois não sabiam como era o rosto um do outro, não houve nenhuma tensão. Frederico promete então acabar com qualquer inimigo de Leléu, porém ele fala que quer seus inimigos todos vivos.

Image

Como não consegue esquecer Lisbela, Leléu vai até o cinema e encontra com ela, no final do filme os dois se beijam e começam um relacionamento proibido. No dia seguinte Lisbela logo fala para seu marido que já não mais o quer, pois prefere ficar com Leléu, ele então fica furioso e contrata um assassino para o matar, que nesse caso é o Frederico Evandro.

A mulher de Frederico conta para Leléu que ele quer o matar e ele então lembra que um assassino prometeu se livrar de um inimigo para ele. Ele então se encontra com esse assassino e fala o nome e dá a descrição de seu inimigo. Para surpresa de Leléu ele revela que seu inimigo é o próprio Frederico e no momento que ele está prestes a matá-lo, a polícia aparece e prende Leléu por sedução de menor.

Leléu então vai preso e Lisbela volta atrás e decide que vai voltar a se casar com seu noivo. O noivo dela não desistiu do plano de matar seu concorrente e dá a ideia ao pai de Lisbela de que toda a tropa que toma conta da prisão esteja presente no casamento para dar tiros em comemoração, ele na verdade faz isso para que a prisão esteja livre para que Frederico possa matar Leléu.

Leléu promete casar o cabo do exército se ele prometer se converter para uma religião do qual ele fazia parte, que na verdade Leléu havia inventado, ele então faz toda a cerimônia de conversão e casamento muito rapidamente e oferece para o cabo sua cela para que ele possa se atracar com a mulher, nesse momento Leléu foge da prisão. Pouco tempo depois chega Frederico e então ele fica furioso, pois sua vítima não se encontra mais ali.

Depois de fugir da prisão, Leléu vai ao encontro da mulher do assassino para planejar fugir com ela, porém no último momento ele desiste de fazer isso e vai até o casamente de Lisbela, travestido de padre. Lá ele mistura uma mensagem para Lisbela com latim para que só ela entendesse e eles pudessem fugir juntos, depois ele sai da igreja para esperar Lisbela. Pouco tempo depois Frederico aparece e fala que Leléu está presente no casamento, todos ficam agitados e depois o pai de Lisbela percebe que ela não está mais lá, ele então conclui que ela fugiu com Leléu, porém logo depois ela aparece.

A polícia acha o Leléu e ele levado para a prisão, todos os personagens centrais do filme o acompanham até lá. Na prisão vemos Frederico Evandro apontando sua arma para Leléu momentos depois ele cai, porém essa cena repete e vemos Lisbela apontado uma arma para Frederico e em seguida ele morrendo, no entanto a cena é repetida mais uma vez descobrimos que escondida em um canto a mulher de Frederico o mata.

Depois disso vemos os desfecho do filme com Lisbela fugindo com Leléu. Na cena final vemos Lisbela com Leléu em seu caminhão e os dois conversam falando como se soubessem que são personagens de um filme.

Image

Podemos analisar o filme “Lisbela e o Prisioneiro” sob a perpectiva dos Estudos Culturais. A principal premissa dessa teoria da comunicação fala que os meios de comunicação participam ativamente na construção da identidade do indivíduo, algo que é facilmente perceptível no filme, pois vemos que Lisbela é uma grande admiradora de filmes e essa sua característica influencia sua personalidade profundamente, pois faz com que ela seja sempre sonhadora e com que ela queira levar a vida igual à das atrizes de Hollywood.

A teoria dos Estudos Culturais também fala que o espectador perde sua característica de assistir tudo passivamente, algo que também podemos ver no filme, pois ao assistir seus filmes, Lisbela não apenas vê aquilo e não faz nada, em um determinado momento da trama ela, influenciada pelos seus filmes, decide levar uma vida de aventuras com Leléu, mostrando que ela não apenas recebe aquelas informações passivamente sem fazer nada com elas.

Os Estudos Culturais falam de uma dualidade entre baixa e alta cultura, algo que é bem perceptível quando marido de Lisbela fala que os filmes do Rio de Janeiro são bem melhores que aqueles que passam no Nordeste, ou seja para ele os produtos culturais do Rio de Janeiro fariam parte de uma alta cultura e os do Nordeste, eram atrasados e por isso eram de um tipo inferior de cultura.

FICHA TÉCNICA

Gênero: Comédia Romântica

Direção: Guel Arraes

Roteiro: Guel Arraes, Jorge Furtado, Pedro Cardoso

Elenco: André Mattos, Bruno Garcia, Débora Falabella, Marco Nanini, Selton Mello, Tadeu Mello, Virginia Cavendish

Produção: Paula Lavigne

Fotografia: Ulrich Burtin

Trilha Sonora: André Moraes, João Falcão

 

Nota: 8/10

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s