4:44 – O Fim do Mundo

444-last-days-on-earth-dvd-cover-94

O filme “4:44 – O fim do mundo” conta a história de um casal formado por um ator de meia idade chamado Cisco (Willem Dafoe) e uma artista plástica chamada Skye (Shanyn Leigh) e se passa em uma sociedade em que todos sabem que o fim do mundo está próximo e tem hora marcada, que é 4:44.

Toda a narrativa do filme é desenvolvida de uma forma lenta, com poucas cenas que provocam emoções fortes no espectador. O tema central do filme acaba sendo o relacionamento do casal protagonista, mostrando seus momentos felizes e momentos de crise, como por exemplo quando Skye vê Cisco falando que ama a sua ex-mulher. Além disso há também a presença de repetidas cenas de sexo entre o casal.

Além do relacionamento do casal, vemos também os relacionamentos paralelos de cada um, como quando Cisco vai visitar seus amigos no prédio deles, nessa cena descobrimos que o ator aposentado é usuário de drogas, e quando Skye fala com sua mãe após brigar com Cisco. As mediações da maioria desses contatos é feita através do Skype, que é usado quando Cisco fala com sua filha e quando Skye fala com sua mãe.

Em nenhum momento do filme são mostradas cenas de destruição, o que acaba reforçando o desenvolvimento lento do filme e a falta de cenas com presença de ação, diferentemente das cenas em que a Skye está pintando seus quadros, que são repetidas várias vezes, mostrando o processo de criação de suas obras de arte até chegar no resultado final.

Podemos ver através desse filme como é grande a presença da mídia na vida das pessoas, pois é ela que muda totalmente o comportamento da população ao anunciar um fim do mundo eminente, fazendo com que todos acompanhem o desenrolar dessa situação através dos noticiários. Em várias cenas do filme vemos o casal assistindo o telejornal e comentando as novidades do fim do mundo que era veiculado nele. Como a mídia é a principal fonte de informações sobre esse tema que a população possui, as pessoas acabam sendo influenciadas por ela na forma de encarar esse fato. Porém em um dado momento do filme, a cobertura do fim do mundo pela mídia deixa de acontecer, pois o jornalista responsável pelo noticiário decide que não quer passar os últimos momentos de sua vida trabalhando e no lugar do telejornal são exibidas imagens do arquivo da emissora.

Apesar do ritmo lento do filme, ele é um filme bom, pois consegue abordar um tema bastante utilizado de uma forma original, mostrando como o relacionamento das pessoas é mudado por conta do fim do mundo, em vez de mostrar um filme de ação em que vemos várias construções sendo explodidas e vários monumento sendo destruídos. Além disso há uma boa atuação de Willem Dafoe, que interpreta o Cisco e também da Shanyn Leigh, que interpreta a Skye, apesar de cometer alguns deslizes durante o filme.

Ficha técnica: 4:44 – O Fim do Mundo (4:44 – Last Day on Earth) – EUA, 2011.Dir.: Abel Ferrara. Elenco: Willem Dafoe, Natasha Lyonne, Paul Hipp, Shanyn Leigh, Thomas Michael Sullivan,Anthony Perullo, Nicola Tranquillino, Dierdra McDowell

Nota: 8/10

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s