Duas Irenes

O filme Duas Irenes, primeiro longa metragem dirigido por Fabio Meira, é centrado na vida de duas famílias que vivem no interior de Goiás. Tonico (Marco Ricca) é o patriarca dessas  famílias e leva duas vidas paralelas, uma ao lado da esposa Neuza (Inês Peixoto) e a filha Irene (Isabela Torres), e outra com a mulher Mirinha (Suzana Ribeiro) e as filhas Solange (Maju Souza), Cora (Ana Reston) e Irene (Priscila Bittencourt).

O enredo da película começa a tomar forma quando a Irene de Mirinha  descobre que seu pai possui outra família, a partir daí ela começa a fazer amizade com a Irene de Neuza, mas sem revelar que elas são irmãs por parte de pai e se apresentando  com o nome da empregada da família, Madalena, não como Irene. Além de possuírem o mesmo nome, ambos escolhidos por Tonico, as duas possuem a mesma idade, 13 anos.

as-duas-irenes-3

A trama, baseada em um caso de um pai que mantinha duas famílias e onze filhos, tem a qualidade de apresentar uma história de maneira genuinamente real, fazendo com que o espectador sinta que o que está sendo contado é algo que perfeitamente poderia acontecer e acontece em diversas cidades brasileiras. Não há explorações exageradas das situações narradas no filmes, com cenas feitas de um modo simples, mas com uma aura de autenticidade. Desde os jantares em família até as idas das duas Irenes ao cinema, tudo é feito de maneira que é possível imaginar pessoas reais na tela, não apenas personagens construídos com base em arquétipos pré-estabelecidos.

O longa também trata de temas como as descobertas da adolescência, dos primeiros amores e das paqueras, algo que é bastante realçado quando as Irenes vão ao cinema atrás de beijar uns garotos. Nessa fase da vida, as duas demonstram, cada uma à sua maneira, serem bastante independentes. A Irene de Mirinha, apesar de ser tímida, também mostra um comportamento rebelde quando presencia situações que considera injustas, essa rebeldia é acentuada quando, por descobrir o segredo de Tonico, passa a parar de chamá-lo de pai e o chama apenas pelo nome. Enquanto a Irene de Neuza apresenta um comportamento bem mais doce, apesar de também ter uma personalidade forte e demonstrar não aceitar passivamente injustiças, a cena final do filme exemplifica claramente esse comportamento.

Nas atuações se destaca a da Priscila Bittercourt, que mesmo com apenas 16 anos, consegue cumprir com maestria a tarefa de representar a protagonista do filme, demonstrando com naturalidade as inseguranças, medos e alegrias da personagem. A jovem de 18 anos Isabela Torres, que faz a outra Irene também desempenha satisfatoriamente o seu papel, dando um toque de energia, simpatia e também inseguranças para a outra metade das duas Irenes.

Mesmo com essas qualidades, o filme ainda poderia aproveitar outras potencialidades do roteiro, como explorar mais outros personagens, tais como a empregada Madalena e a Cora, irmã mais nova da Irene de Mirinha, porque ainda que as duas tenham um certo relevo dentro da trama, poderiam ser melhor aproveitadas. Principalmente as cenas nas quais Madalena dá conselhos para Irene, que poderiam acontecer em momentos-chave da trama, além do fato de que a ingenuidade infantil de Cora poderia auxiliar como um contraponto a rebeldia de Irene e o fato de Tonico manter duas famílias paralelamente.

No entanto, a decisão do diretor de centrar toda a trama nas personagens das Irenes é algo que trouxe um resultado bom, ao apresentar uma história envolvente e contada de uma maneira autêntica.

Pelo trabalho no filme, Priscila Bittencourt e Isabela Torres concorreram na categoria atriz revelação no 67º Festival de Berlim, na Alemanha. Duas Irenes ganhou o prêmio da crítica no Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul, e levou os Kikitos de melhor ator (Marco Ricca), roteiro (Fabio Meira) e direção de arte (Fernanda Carlucci).

Nota: 9,5/10

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s